As políticas Educacionais refletem o que pensamos e queremos da sociedade. Com isso, o professor tende a formar cidadãos críticos e conscientes, mas infelizmente não é bem isso que observamos na prática.
O que se observa, é uma boa parte do quadro de professores sem a consciência do que seja isso. Muitos estão a criticar aqueles que se propõe a discutir com seus alunos, em sala de aula, a respeito dos problemas sociais, políticos, etc. de nossa sociedade.
Para muita gente, e até, para alguns professores a aula é simplesmente aquilo que se resume ao conteúdo de cada disciplina. Quem ensina Português, Matemática, ou outra disciplina qualquer, detenha-se no seu conteúdo, de maneira cega, sem discutir nada referente aos temas de fora da sala de aula. Não se sabe o que essas pessoas entendem por cidadania, o que se observa é que tais pessoas são contra a se discutir política em sala de aula.
O papel da escola é tornar o aluno em agente transformador, promover a sua participação social, através de trabalhos e discussões em grupo para que assim ele possa criar uma reflexão crítica, voltada a contribuir para a formação da cidadania.
A escola e professor se identificam com a responsabilidade pela transformação da sociedade global, que passa por mudanças de valores, atitudes..., para isso, acredita-se na possibilidade orientar a prática com base na ação e na reflexão.
Aline P., Inglidy e Jenifer
A influência do computador na escola
Há 14 anos