segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Funções da Avaliação Escolar Hoje

Qual é a função da avaliação na escola de hoje? Como atualizar seus significados consagrados e ampliar o repertório de suas possibilidades?
A função da avaliação não é apenas observar criticamente uma situação passada, mas, sobretudo, ajudar a interferir ativamente em uma situação em curso ou que está sendo planejada.
Para Lino de Macedo, é muito difícil avaliar: “Atribuir valores é uma tarefa muito complexa, pois assimilar seus observáveis, isto é, os aspectos que nos permitem inferir sua presença ou ausência, supõe uma formação teórica e prática que não pode ser dominada de imediato.”
Segundo Macedo, para avaliar um aluno seria necessária a utilização de “indicadores”, avaliando as crianças de forma indireta, isto é, através de seus atos em sala de aula e como contrapartida avaliam também a qualidade da aula aplicada pelos professores.
A utilização desses indicadores seriam uma alternativa pra substituir o sistema de avaliação atual, que se basea na utilização de notas, onde tudo o que o aluno produz no bimestre é convertido nelas. Esse sistema é conhecido como conceitual ou classificatório.
A avaliação da forma conceitual as subdivide em funções diversas, são elas: selecionar, diagnosticar, antecipar, orientar, regular e certificar.
*Selecionar – quando as escolas utilizam como forma de ingresso processos seletivos.
*Diagnosticar – checar e identificar através de sintomas, possíveis dificuldades dos alunos.
*Antecipar – procurar identificar de forma antecipada (planejar) as ações em favor daquilo que se quer transmitir aos alunos.
*Orientar – procurar apoiar ao aluno de forma constante durante as aulas.
*Regular – tem função de produzir um sistema de avaliação, onde o aluno seja acompanhado de forma constante.
*Certificar – é o momento final do processo de avaliação, onde o aluno recebe um certificado que atesta seu aprendizado e o qualifica pra uma etapa superior.
Portanto, o processo de avaliação não consiste apenas em “dar nota” aos alunos, e sim avaliar todo o sistema (escola, professor e aluno).
Aline, Inglidy e Jenifer

Um comentário:

Didática e Prática Musical na Educação Infantil disse...

Realmente, avaliar de forma indireta, através das atitudes em sala de aula, das atividades trabalhadas diariamente pode trazer grandes benefícios aos alunos.
Parabéns pelo blog!

bjos! Isabela Biancardine e Regina Brunichilli ♪