quarta-feira, 16 de julho de 2008

Experiência na Escola Pública




Minha Experiência
No começo, achei que eu iria encontrar muitas dificuldades e, depois que escolhi, por vontade própria, estagiar na turma consagrada como a “pior da escola” percebi que era um desafio e, ao mesmo tempo, a hora de colocar em prática todos os conceitos e métodos aprendidos durante todos esses anos de aprendizagem.
Ao chegar na escola, vi um ambiente escolar totalmente diferente do que estava acostumada: professores inquietos, crianças agitadas, corredores barulhentos... Enfim, logo quando cheguei à sala, a turma estava muito agitada e a professora não estava presente. Logo vi que se tratava de uma turma muito especial.
No decorrer dos dias de estágios a intimidade com as crianças foi aumentando e as dificuldades foram se mostrando cada vez mais nítidas, principalmente de alguns alunos, cujo comportamento era bem diferente e agressivo das outras crianças.
A turma se mostrava bastante heterogênea, e eu junto à outra estagiária Aline, percebemos que era a hora de agir, pois aquela turma estava num momento bastante difícil.
Com isso, começamos a elaborar estratégias e métodos para conseguir reverter este quadro. As idéias foram muitas, mas a que, primeiramente, precisava de uma atitude rápida era em relação ao momento de aprendizagem e ao comportamento das crianças. Tomamos atitudes e conseguimos, com muito esforço e dificuldade, reverter este quadro.
Tenho certeza que esta foi uma experiência única e que eu pude, realmente, levar para o resto da minha vida. Sei que deixei marcas profundas naquelas crianças, mais especialmente nas que precisavam mais da minha atenção, como o aluno João Pedro, que no início não sabia escrever o nome e que, com muita paciência e dedicação, consegui ensiná-lo a escrever seu nome, do aluno Lucas que, mesmo com muitos puxões de cabelo e de tapas que levei, sei que ele não deixou de receber todo o carinho e atenção que ele pudesse ganhar de “uma estagiária”, como também de várias outras crianças que necessitaram da minha ajuda.
Sei também que a professora aprendeu muito comigo e com a outra estagiária, Aline, principalmente em como se relacionar com a turma, pois surpreendentemente, ela fez exatamente como nós fazíamos para pedir silêncio, ou seja, ela começou a cantar, e as crianças, rapidamente demonstraram um nível de compreensão bem maior de antes, quando ela gritava.
No final, deu uma certa tristeza em deixar a turma, mas percebi que a educação se dá através da conquista, da atenção e do carinho, e é esta a aprendizagem que levarei pro resto da minha vida.
Inglidy Lopes

Nenhum comentário: