quinta-feira, 17 de julho de 2008

MInha Experiêcia



Minha grande vontade nesses dois anos de caminhada era estagiar em uma escola pública, em que pudesse obter novas experiências e observar a realidade da educação pública.
Gostei muito quando Liliana Nogueira (coordenadora e professora pedagógica) falou que eu ia estagiar na escola Municipal Maria Lúcia.
Obtive muitas experiêcias, tanto profissional como pessoal. Aprendi a valorizar o que temos, como nossos pais, estudo, família. Também aprendi que em uma sala de aula há uma grande diversidade, em que cada um vive uma realidade e que o aluno é reflexo de sua estrutura familiar.
Duas outras estagiárias já tinham estagiado na mesma turma que eu iria dar estágio, o G3, sendo conhecida como a “pior turma da escola”, então logo percebi que será um grande desafio, porém será onde poderei aplicar tudo que aprendi nesses dois anos.
Chegando lá me deparei com uma realidade totalmente diferente do que estava acostumada, corredores barulhentos, alunos fora de sala, professores e alunos agitados.
No decorrer dos estágios minha relação com as crianças foi ficando cada vez melhor, eles já me chamavam pelo nome, ao ir embora me davam beijo e perguntavam se ia voltar.
A turma era bastante heterogênia, cada um com uma realidade diferente. A mesma sempre se mostrava agitada, então eu e a outra estagiária Larissa Azevedo sempre procuravamos atividades que os acalmassem, como contar histórias e depois deixá-los desenhar, na qual era o que adoravam, pois o desenho é uma forma de expressão da linguagem artística, de fundamental importância no desenvolvimento infantil. As crianças já nascem em um ambiente onde o desenho está presente no seu cotidiano, através das imagens de televisão, dos rótulos dos produtos, dos cartazes nas ruas, das revistas, etc. Através do desenho a criança desenvolve a auto-expressão e atua afetivamente com o mundo: opina, critica e sugere, usando cores, formas, tamanhos, símbolos e quanto mais oportunidades de desenhar e observar desenhos, maiores serão as situações de aprendizagem vivenciadas pela criança.
Também observei a grande importância do professor, em que o mesmo a todo o instante desempenha diversos papéis; de pai, filho, vizinho, esportista, torcedor, professor, aluno, entre outros. Apesar de ser sempre a mesma pessoa, em cada situação há uma característica, uma forma de ser que diferencia das demais. Embora haja algo de constante nas pessoas em diferentes situações, a forma de ser no papel de pai, não é a mesma quando se desempenha o papel de filho, e o mesmo ocorre com o papel de professor, que difere do papel de aluno ou, ainda, quando se assiste ao seu esporte favorito, e assim por diante.
A turma mostrava muitas dificuldades, que com grande esforço e dedicação conseguimos amenizar essas dificuldades, em que a maior delas é a falta de amor e carinho, em que viamos nitidamente em três alunos. Apesar dos muitos puxões de cabelos, tapas, cuspes que levei, sei que sempre dava meu carinho e dedicação a eles.
No final, senti uma grande tristeza em deixar a turma, pois elas me ensinaram muito e esta aprendizagem ficará registrada pelo resto da minha vida.

Jenifer Tejada

3 comentários:

André Uebe Mansur; Elizabeth Landim Gomes Siqueira; Liliana Azevedo Nogueira; Romeu da Silva e Neto; Simone Vasconcelos; Teresa Claudina de Oliveira Cunha; Vânia Machado Seabra Puglia; disse...

Excelente!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
O blog de vcs retrata o que cada uma é e o que vcs se tornam quando trbalham em grupo!!!
Acredito muito no potencial de cada uma e saibam que eu torço muito, muito pelo sucesso profissional e pessoald e cada uma!!!
Sei que desse trio, há de sair alguém para dar continuidade ao meu trabalho e de Ir. Luzia...a formação do professor!!!
Bjos...!!!

pratica de ensino disse...

Gostei muito da maneira como vocês relataram.Expressaram de uma maneira muito clara e mostraram como é gratificante observar o desenvolvimento das crianças.Parabéns! =D (Lyse)

Didática e inclusão disse...

Linda reflexão!
Penso que todo o profissional deveria passar por diferentes experências para um melhor desempenho!
Foi uma experiência marcante apesar de ver a realidade da maioria de nossas crianças!
bjos!
Ficou lindo!