terça-feira, 30 de setembro de 2008

O voto consciente


É muito comum ouvirmos que todos os políticos são iguais e que o voto é apenas uma obrigação. Muitas pessoas não conhecem o poder do voto e o significado que a política tem em suas vidas.
O voto é um direito de todos os seres humanos que vivem em regime democrático, esse consiste em escolher individualmente o candidato que assumirá a representação de toda a sociedade. Para determinar o candidato a ser votado, as pessoas precisam avaliar seus planos e projetos para melhorias na região. A conscientização da população para o voto justo e incorruptível é uma boa maneira de diminuir a quantidade de pessoas subornadas e compradas ilegalmente, além de policiamento nos locais de votação. Apesar do voto no Brasil ser obrigatório para todas as pessoas alfabetizadas com idade entre 18 e 70 anos, esse estará contribuindo para eleger uma pessoa de forma legal, já que a lei prevê que uma pessoa somente poderá assumir cargos governamentais se elegidos com maior número de votação. É importante que o voto seja realizado a partir da satisfação do eleitor no candidato e nas possibilidades de melhoria e não que o voto seja apenas uma troca de favores, quando o eleitor vota e ganha com isso dinheiro, cesta básica, brinquedos, asfalto e outras coisas.
No período de votação é necessário assistir o planejamento feito por cada candidato e ainda atentar para os debates feitos em emissoras de TV, pois tais debates revelam muito sobre cada candidato.
Em primeiro lugar temos que aceitar a idéia de que os políticos não são todos iguais. Existem políticos corruptos e incompetentes, porém muitos são dedicados e procuram fazer um bom trabalho no cargo que exercem. Mas como identificar um bom político?É importante acompanhar os noticiários, com atenção e critério, para saber o que nosso representante anda fazendo. Pode-se ligar ou enviar e-mails perguntando ou sugerindo idéias para o seu representante. Caso verifiquemos que aquele político ou governante fez um bom trabalho e não se envolveu em coisas erradas, vale a pena repetir o voto. A cobrança também é um direito que o eleitor tem dentro de um sistema democrático.


Aline Paes, Inglidy e Jenifer

3 comentários:

Didática e inclusão disse...

Exigir do candidato o que ele prometerá em seu plano político é importante!
Parabéns pelo blog!
Muito bonito!
Bjos
Larissa Azevedo e Livia Andretti

Giulia e Romélia disse...

Parabéns meninas!
Falar sobre a importância do voto nesse momento é de suma importância para a conscientizaçao dos jovens e adultos que votam.Um voto consciente é um passo a frete da dignidade e honestidade de nossa população

bjaO

;)

by: Giulia e Romélia

pratica de ensino disse...

Parabéns pela organização e pela fundamentação do texto. Realmente devemos exigir nossos direitos perante tudo aquilo que foi prometido.Adoramos o blog,continuem com esse grande entusiasmo! =DD

Bruna e Lyse