A inclusão social e a educação inclusiva tem sido um tema bastante discutido pela sociedade.
Muitos defendem que seja adotado um método de ensino inclusivo, onde portadores de necessidades especiais sejam educados conforme aos alunos que não possuem tal necessidade.
Mas, na prática adotar este método não é tão simples o quanto parece, pois uma criança especial seja ela portadora de alguma deficiência ou superdotada precisa de uma atenção especial e de um melhor preparo dos professores, o que atualmente ainda não estão preparados para tal tarefa.
A educação especial não pode ser confundida com preconceito ou exclusão, ela deve ser incentivada e ampliada com a preparação de professores do sistema público e a criação de escolas especializadas também na rede pública, este sim é o problema de nossa sociedade.
Aline, Jenifer e Inglidy
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Há 14 anos
Um comentário:
Parabéns pela reflexão!
Ao longo de nossos estágios na rede pública, tivemos a oportunidade de estar vivenciando o dilema da inclusão. E como vocês relataram não é uma questão tão simples como a teoria apresenta. Na prática há turmas numerosas, problemas diversos, dentre eles a falta de preparo, base dos professores para trabalharem com a inclusão. Além disso fica complicado para o professor estar atendendo as necessidades individuais de cada aluno devido a falta de tempo. Constatamos que a inclusão ocorre em partes, visto que ao mesmo tempo que inclui socialmente, não inclui na mesma proporção cognitivamente!
Parabéns pelo blog!! Beijos!!
Natalia Sobrinho e Nathália Pessanha
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